01/03/2010

Comunicado à Comunicação Social de 5 de Fevereiro de 2010

Ainda que tarde … mais vale tarde do que nunca!

Refere-se no Boletim Municipal da Câmara de Mafra de, Janeiro de 2010, ora em distribuição, na sua página 14 (ver anexo), que a CMM considera "…que a mobilidade da população … é um fenómeno intrinsecamente relacionado com o ordenamento do território" e, mais adiante "Estes planos pretendem constituir-se como instrumentos de qualificação urbana … do ponto de vista de quem vive e de quem o visita … incluindo todo o tecido edificado ao longo da EN8 "!

Os eleitos pelo Partido Socialista nas Freguesias da Malveira e da Venda do Pinheiro não podem deixar de se referir ao facto, e de expressarem a sua congratulação, perante o actual Executivo Camarário, pelo facto de o actual Executivo Municipal de Mafra manifestar a adopção da ideia reivindicada pelo Partido Socialista, durante a sua campanha eleitoral autárquica que decorreu entre Setembro e Outubro passados, sendo uma das bandeiras eleitorais erguidas pelas candidaturas do PS às Freguesias da Venda do Pinheiro e da Malveira.

A nossa proposta, apresentada às populações destas Freguesias, durante uma jornada pedonal de pura actividade lúdica e pedagógica, consistiu na exigência ao futuro Executivo da Câmara de Mafra, a eleger nas referidas Eleições, fosse qual fosse o resultado eleitoral obtido, da criação de um ‘Corredor Verde’ contínuo que permita a ligação destas duas Vilas (com índices ocupacionais acima dos 5000 residentes/cada) para a prática de actividades de lazer, de mobilidade e em segurança.

Será sempre de recordar - até porque não há alternativas criadas - que o aumento de quase 300% que as portagens da A21 sofreram em Agosto/2009 trouxeram de volta à EN8 o trânsito citadino que antes dos aumentos se diluía pela auto-estrada.

Hoje nas pouquíssimas horas que restam a um trabalhador, que lhe permitam algum exercício de descompressão, lazer ou desportivo esbarra - sempre - na falta completa de perímetros de mobilidade contínua, com segurança. Em 25 anos de poder contínuo em Mafra o PSD permitiu – sempre – o aumento urbanístico sem nunca planear e, mais importante ainda, sem pensar no bem-estar das populações que pagam aqui os seus impostos e devem por isso ter direito ao usufruto das suas Vilas com espaços verdes, com condições de interligação funcional contínua, nomeadamente com: boa iluminação, sinaléticas identificadoras e informativas, barreiras de perímetro de segurança.

O Partido Socialista, saudando uma vez mais esta medida – apesar de tardia – disponibiliza-se desde já, de acordo com os seus compromissos defendidos durante a campanha eleitoral autárquica/2009, a participar de forma activa e construtiva apresentando propostas que potenciem as directrizes estratégicas, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida de todos os Mafrenses em geral e, aos residentes nestas duas Freguesias, em particular.

1 comentário:

DAVID RODRIGUES disse...

Boa iniciativa. Podiam ter outras como a discriminação positiva dos utilizadores da A21 residentes no concelho e necessitam passar por lá todos os dias para ir trabalhar.Uma medida do Género da Ponte 25 de Abril quanto mais passam menos pagam ....
DAVID RODRIGUES